quinta-feira, 2 de julho de 2015

Vamos facilitar as coisas?

Se tem uma coisa que eu amo é ver dicas de donas de casa e amo mais ainda poder ajudar outras donas de casa (rsrs). Dia desses enquanto conversava com uma amiga, ela compartilhava comigo a correria que estava sendo sua vida de casada e os problemas que toda essa correria estava trazendo para o seu casamento. Dei a elas algumas dicas de como amenizar o problema e hoje resolvi compartilhar também com vocês.
Normalmente, as pessoas cometem o erro de pensar que as embalagens foram feitas apenas para o fim a que se destinam, mas aqui em casa, elas têm muito mais utilidade. Por exemplo, o pote de margarina serve para guardar mais que margarina. 
Relaxa, eu vou explicar!


Quando a margarina acaba, na casa da minha mãe ela costuma colocar o pote para reciclagem, aqui em casa eu costumo reciclar de outra forma. Criei o costume de torrar o arroz (o que permite que na hora do preparo, eu consiga fazê-lo de forma muito mais rápida). Então, eu torro uma boa quantidade na panela, sem colocar o sal, apenas o tempero normal. Por exemplo, a cada refeição nossa, costumamos consumir 3 xícaras (café) de arroz, aí no caso eu torro 15 xícaras e distribuo o arroz torrado nos potes de margarina que antes iriam para a reciclagem (ou pro lixo comum, no caso de alguns). Sendo assim, eu já tenho arroz “pronto” para 5 refeições. Quando for consumir, basta colocar na panela, acrescentar a água e o sal e esperar cozinhar.
O feijão é algo que aqui em casa não pode faltar, mas ficar cozinhando de pouco em pouco não rola. Então, cozinho feijão de 2 a 3 vezes por mês. Costumo cozinhar metade do pacote de uma vez e guardá-los (sem temperar) em potes no freezer. Quando for consumir, basta descongelar e temperar.
Outra coisa da qual somos adeptos, é do suco natural. Não consumimos suco de caixinha ou pacotinho e aí, muitas pessoas abrem mão do suco natural pelo trabalho que dá em prepará-los. Pensando a mesma coisa, resolvi aproveitar as garrafinhas que vêm da lanchonete quando compramos um lanche e agora, faço o suco e deixo guardado no freezer, quando quiser tomar, basta descongelar.

E por último, vou dar a dica das embalagens de presunto e outras coisas mais que compramos fatiado no mercado. A grande maioria das pessoas que conheço, costumam quebrar a embalagem e jogar fora, mas elas tem várias utilidades. Duas delas são:
  • Dar para a visita levar um pedaço de bolo ou qualquer outra coisa pra casa sem correr o risco de nunca mais ver o seu pote – rsrsrsrs.
  • Guardar “sobras” de alimentos no freezer. Por exemplo, sobrou lasanha e ninguém vai querer comer mais nos próximos dias, põe no freezer minha gente! Fez panqueca e também sobrou, freezer nelas! Essa dica é maravilhosa, principalmente para quem tem microondas, basta tirar do congelador e colocar no microondas. 

Fala sério néh galerinha?! Vocês só vão ficar chorando com o trabalho que dá ser cozinheira (o) se não colocarem as dicas em prática. Espero muito ter ajudado alguém e se você também tem alguma dica, me passa, por favor! Afinal, estou só começando nessa vida de – do lar.

Um grande abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário