quarta-feira, 20 de maio de 2015

Caderno de Organização

Tá certo que rotina é uma coisa bem chata, mas você já parou para pensar que em algumas situações ela chega a ser uma aliada? E eu sei também que nem todo mundo gosta de ser organizado o tempo todo, eu mesmo gosto de uma bagunça de vez em quando, mas acontece que bagunça todo dia, tira de nós a chance de sermos elegantes. Afinal, uma pessoa desorganizada, deixa de cumprir com seus compromissos, chega atrasada, vive dando desculpas...
Pensando em tudo isso, eu resolvi hoje compartilhar com vocês o meu – Caderninho de Organização – que é uma ideia tirada da Fran do blog – Morando Sozinha. Se não me engano, eu assisti o primeiro vídeo dela falando sobre o caderno em 2013 ou 2014 quando ela criou esse método e já usei uma vez e deu muito certo, mas depois voltei a ser uma pessoa “desorganizada”, porque esse caderninho exige autocontrole, disciplina, coisas que eu não havia desenvolvido com muita ênfase. Mas agora além de ter amadurecido (rsrsrs), vi que esse caderninho é mais do que necessário (não dava mais pra ficar fazendo check-list de porta de geladeira). Deixando de lado toda essa falação, vou explicar a vocês como funciona o caderno, ok?




Você vai precisar de um caderno, de preferência pequeno para que você consiga levar na bolsa. Ele é dividido em tags (ou abas), você pode dar o nome que desejar. Normalmente, criam-se tags para rotina (o que eu decidi fazer diferente), deixei no início do caderno 3 folhas onde serão anotadas as minhas rotinas semanais e as quinzenais (já que para uma dona de casa, isso é muito importante), e você poderá deixar a quantidade de folhas que achar necessário.



Separadas as folhas para “Rotina”, você irá criar a primeira tag que receberá o nome de – Caixa de Entrada ou Inbox – onde serão anotadas todas as atividades do dia, uma espécie de check-list. Basta colocar a data e descrever as atividades. Eu sugiro que você as escreva uma em baixo da outra (realmente como uma lista) e que coloque uma caixinha antes da escrita para que dê um “ok” conforme for realizando as tarefas, (tem gente que opta por riscar a frase da tarefa correspondente, mas eu acho que fica bagunçado – rsrs).



Eu criei ainda uma tag - Blog - para que possa me organizar em relação as postagens, as ideias que vocês me mandam para post, e outras coisas, eu também optei por dividir em subcategorias. Mas, se você não tem um blog, você pode fazer qualquer outra tag, como por exemplo – escola, faculdade, saúde... – fica a seu critério.



Outra tag muito importante, atende pelo nome de – Finanças – onde você irá anotar tudo o que você paga ao longo do dia (mesmo que seja um chiclete – rsrs). Por isso a importância de ser um caderno que “ande com você” para qualquer lugar. Dessa forma, ao final de cada mês você verá no que gastou, quanto gastou e se esse valor, pode ser cortado do seu orçamento para que o dinheiro seja investido em alguma outra coisa.



A tag – Projetos – é muito interessante para quem tem sonhos a serem realizados, mas que na correria do dia a dia acaba deixando eles de lado. Tendo eles sempre à mão, você vai se lembrar de que precisa arrumar um tempo para investir naquilo (e talvez, dinheiro – o que coloca a nossa tag ‘Finanças’ em ação mais uma vez).



Essa tag é do tipo – me ensina a controlar meus impulsos – ter uma wish-list ou lista dos desejos é algo legal, mas quando você não consegue definir prioridades, ela pode se tornar um desastre. Sendo assim, divida ela em duas colunas (Quero e Preciso) e descreva na coluna correspondente os itens. Assim, se torna mais fácil você avaliar se o que quer comprar, é realmente necessário.

Como puderam ver, eu mostrei a vocês tags que eu resolvi colocar no meu caderninho e uma tag que não coloquei, ou seja, a criação das tags fica a seu critério, você deve fazer de acordo com a sua realidade. Por exemplo, se você for noiva pode criar a tag de contatos (onde anotará nome, telefone, e-mail...tudo o que precisa de seus fornecedores), pode criar uma tag check-list com o passo a passo das coisas que precisam ser resolvidas para o casamento (vestido, local, bolo, docinhos, acessórios da noiva, acessórios do noivo...).
Espero que tenham gostado da dica e mais que gostar, que coloquem em prática e façam desse caderninho um mega aliado!


Beijinhos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário